Sobre o GPEND

 

Conceito

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) é uma instituição de ensino da República Federativa do Brasil, criada mediante transformação do Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (CEFET/BA), através da Lei Federal 11.892. Sua reitoria está instalada em Salvador.

Tem característica marcante e singular no estado da Bahia por ser uma entidade que oferece, numa única organização institucional, educação tecnológica profissional em todos os níveis, além de possuir uma estrutura multicampi, com unidades de ensino em diversas regiões estratégicas do estado.

Vivendo uma experiência cada vez mais singular e destacada no trilhar histórico da educação tecnológica na Bahia, o IFBA se renova e se reestrutura na constante e crescente transformação por que passa a sociedade, perseguindo estrategicamente os caminhos que possibilitem responder pelas questões e demandas da comunidade.

Devido a essa restruturação e renovação institucional que em junho de 2007, a partir da iniciativa dos professores e dos estudantes dos cursos de engenharia, foi fundado o Grupo de Pesquisas em Ensaios Não Destrutivos (GPEND), com caráter multidisciplinar, envolvendo as áreas de caracterização de materiais, integridade estrutural, corrosão, processamento digital de sinais, inteligência artificial e automação. Contando atualmente com dois laboratórios, LABIND (Laboratório de inspeção não destrutiva) 1 e LABIND 2, fornece a infraestrutura para concepção de projetos de pesquisa.


Objetivos

O GPEND visa gerar e disseminar o conhecimento científico na área de END’s e integridade estrutural entre os professores, estudantes dos cursos técnicos, superiores e pós-graduação, bem como profissionais da área, através de pesquisa e projetos inseridos nas linhas pertinentes à área de inspeção de equipamentos e estruturas industriais. Os resultados obtidos, novos métodos de inspeção e novas tecnologias, são divulgados e promovidos em congressos e revistas da área tendo em vista uma melhoria tecnológica.

Assim, os objetivos do GPEND são voltados para o progresso tecnológico, difusão do conhecimento tecnológico da pesquisa, aplicada em ensaios não destrutivos, tornando-se assim, uma referencia nacional em END.