Linhas de pesquisa

                    

Ensaios Não Destrutivos (END)

Desenvolvimento de metodologias não destrutivas, não convencionais, que possam vir a ser utilizadas na manutenção preditiva de equipamentos das indústrias aeronáutica, química, de energia nuclear, do petróleo, entre outras, fornecendo informações importantes para o estabelecimento da integridade estrutural dos equipamentos e permitindo a aplicação de técnicas de extensão de vida, baseada na troca planejada de componentes deteriorados.


 

Caracterização de Materiais

Ensaios Ultrassônicos é a técnica de END mais utilizada na caracterização das propriedades dos materiais. Parâmetros dos sinais ultrassônicos são significativamente afetados pelas mudanças nas propriedades microestruturais e mecânicas de materiais. Com o avanço da eletrônica, esses parâmetros podem ser medidos com grande precisão para correlacioná-los a granulometria, teor de inclusões, módulo de elasticidade, dureza, tenacidade, elasticidade, resistência à tração, teor de porosidade, etc., com um razoável nível de confiança. A caracterização de materiais também podem ser usada para qualificar vários tratamentos durante o processamento e fabricação e para avaliar os danos devido a vários mecanismos de degradação, como a fadiga, o dano por fluência, corrosão por hidrogênio, etc.


 

Inteligência artificial (AI)

Situada no contexto da Ciência da Computação tem como objetivo desenvolver, avaliar e aplicar técnicas na criação de sistemas inteligentes de avaliação não destrutiva que imitam aspectos do comportamento humano, tais como: aprendizado, percepção, raciocínio, evolução e adaptação. Um sistema que utiliza a Inteligência artificial se diferencia de sistemas convencionais devido a sua habilidade de tomar decisão e capacidade de aprendizagem, permitindo inferir sobre a dinâmica do processo de uma forma adaptativa e preditiva. Dentre as ferramentas de Inteligência Artificial utilizadas em sistemas de Detecção e Diagnóstico de Falhas, destacam-se três: os sistemas baseados em conhecimento (ou sistemas especialistas), a lógica nebulosa e as redes neurais artificiais.


Controle e Automação de Sistemas de Inspeção

Tem por finalidade a pesquisa, projeto, desenvolvimento, implementação, caracterização, avaliação de desempenho e manutenção de sistemas inspeção ultrassônica automatizada.


 

Integridade Estrutural

Linha de caráter multidisciplinar, que engloba todos os conhecimentos e técnicas que, em conjunto, garantem a previsão do comportamento de uma estrutura quando solicitada sob condições de operação ou de teste. O resultado da Avaliação de Integridade Estrutural permite estabelecer a situação ou estágio de dano em que se encontra a estrutura, com a finalidade de prever seu comportamento futuro e indicar suas necessidades de inspeção, monitoração, recuperação, reforço e potencialização.


Processamento Digital de Sinais

Análise e processamento digital de sinais coletados a partir de experimentos com técnicas não destrutivas ultrassônicas para detecção de descontinuidades em materiais. Estas técnicas envolvem o condicionamento dos sinais, tais como janelamento, filtragem e amplificação para posterior processamento e análise visando uma análise qualitativa e quantitativa dos possíveis danos ao material.